Descrição do Curso

Este curso segue as linhas da aprendizagem transformativa onde se fazem perguntas que nos ajudam a encontrar novos caminhos de presença e de acção na vida.
Abarca a eco-psicologia, a eco-filosofia e a eco-espiritualidade, a descolonização, antigas práticas rituais de conexão (Xamanismo e Feng Shui) e múltiplas formas de arte.
Adentramos pelo mistério dos lugares, em presença e disponibilidade. Resgatamos a porosidade da identidade, em responsabilidade. Integramos o pós-activismo mitológico e filosófico, caminhando entre paisagens internas e externas, pelos nossos lugares de vida.
O activismo e consciência drenam, cansam e tendem a deixar-nos demasiado tristes e pesados. Há um abismo que separa o hiper-realismo do activismo, do mistério das coisas. Encontramo-nos depressivos e ansiosos pelo excesso de relatos, notícias e constantes relatórios trágicos. Sempre a tentarmos encontrar, planear e organizar acções, soluções e tentar agir diariamente em responsabilidade. É esgotante.
É, por isso, fundamental recuperar práticas de gestão medial – sabedoria contextual e particular directa – tanto a nível individual como comunitário. São experiências essenciais de vínculo e conexão, para que, apesar do luto e da dor que atravessamos como colectivo, possamos recriar rituais, histórias e o mistério, ganhando novas percepções de identidade e de Vida mais significativas.
Esta é uma formação para recordar como sustentar espaços seguros para as perguntas difíceis do nosso tempo – tanto as individuais como as colectivas-, onde se pretende imaginar novas narrativas de vínculo e pertença viajando pela ancestralidade e pelos lugares que habitamos, levantando os véus das limitações da cultura que nos permeia.
É urgente recordar as práticas cooperativas que sustentam e trazem significado.
Os mitos e as experiências vivenciais trazem exactamente isso. E contados na nossa língua nativa, segundo a energia deste território concreto.
Este é um curso híbrido que inclui tanto sessões presenciais, como sessões em directo no zoom ou conteúdos virtuais, ambos fundamentais.
- As sessões presenciais serão ao fim de semana, durante 48h horas ao longo de 9 meses, onde se envolverá em práticas imersivas com o grupo.
- Nas sessões virtuais irá interagir com o conteúdo do curso e todo o grupo durante 64 horas ao longo de 9 meses.
Coordenadora do curso: Sofia Batalha
Assistente: Maria Trincão Maia