Curso Lugar Simbólico

Current Status
Not Enrolled
Price
Closed
Get Started
This curso is currently closed

Não está inscrito neste curso.

Descrição do Curso

Este curso segue as linhas da aprendizagem transformativa onde se fazem perguntas que nos ajudam a encontrar novos caminhos de presença e de acção na vida.

Abarca a eco-psicologia, a eco-filosofia e a eco-espiritualidade, a descolonização, antigas práticas rituais de conexão (Xamanismo e Feng Shui) e múltiplas formas de arte.

Adentramos pelo mistério dos lugares, em presença e disponibilidade. Resgatamos a porosidade da identidade, em responsabilidade. Integramos o pós-activismo mitológico e filosófico, caminhando entre paisagens internas e externas, pelos nossos lugares de vida.
O activismo e consciência drenam, cansam e tendem a deixar-nos demasiado tristes e pesados. Há um abismo que separa o hiper-realismo do activismo, do mistério das coisas. Encontramo-nos depressivos e ansiosos pelo excesso de relatos, notícias e constantes relatórios trágicos. Sempre a tentarmos encontrar, planear e organizar acções, soluções e tentar agir diariamente em responsabilidade. É esgotante.

É, por isso, fundamental recuperar práticas de gestão medial – sabedoria contextual e particular directa –  tanto a nível individual como comunitário. São experiências essenciais de vínculo e conexão, para que, apesar do luto e da dor que atravessamos como colectivo, possamos recriar rituais, histórias e o mistério, ganhando novas percepções de identidade e de Vida mais significativas.

Esta é uma formação para recordar como sustentar espaços seguros para as perguntas difíceis do nosso tempo – tanto as individuais como as colectivas-, onde se pretende imaginar novas narrativas de vínculo e pertença viajando pela ancestralidade e pelos lugares que habitamos, levantando os véus das limitações da cultura que nos permeia.

É urgente recordar as práticas cooperativas que sustentam e trazem significado.

Os mitos e as experiências vivenciais trazem exactamente isso. E contados na nossa língua nativa, segundo a energia deste território concreto.

Este é um curso híbrido que inclui tanto sessões presenciais, como sessões em directo no zoom ou conteúdos virtuais, ambos fundamentais.

  • As sessões presenciais serão ao fim de semana, durante 48h horas ao longo de 9 meses, onde se envolverá em práticas imersivas com o grupo.
  • Nas sessões virtuais irá interagir com o conteúdo do curso e todo o grupo durante 64 horas ao longo de 9 meses.  

Coordenadora do curso: Sofia Batalha
Assistente: Maria Trincão Maia

Conteúdo do Curso

Expand All